segunda-feira, agosto 27, 2012

MOVIMENTO ZEITGEIST - ESPÍRITO DO TEMPO - HISTÓRIA - FILMES - CONTATOS

Origem do termo ZeitGeist (pronuncia-se tsait gaist)

Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo. O conceito deste termo remonta a Johann Gottfried Herder e a outros românticos alemães, mas ficou mais conhecido na Filosofia da História de Hegel. Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius Seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de Genius Seculi (Em latim: Genius: "espírito guardião" - Saeculi: "do século"). Os alemães românticos, tentados normalmente à redução filosófica do passado às essências, trataram de construir o "espírito da época" como um argumento histórico de sua defesa intelectual. (Fonte: Wikipedia)

E o que, afinal, vem a ser o que hoje é conhecido como Movimento ZeitGeist?

ORIGEM: O Movimento Zeitgeist foi denominado a partir dos documentários dirigidos, produzidos, escritos e narrados por Peter Joseph,
disponíveis na internet. Zeitgeist, o Filme (que oficialmente não se relaciona ao movimento), estreou em 2007 e a sequência, Zeitgeist: Addendum, estreou em 2008. Ao término desta obra, a narração sugere ao telespectador entrar no website oficial do documentário e dar início a um movimento social a favor da economia baseada em recursos. Nasce assim o Movimento Zeitgeist global.

O MOVIMENTO: O Movimento Zeitgeist é um movimento social global que promove a união da espécie humana. Visto que todos os indivíduos moram em um só planeta e que seus recursos são fundamentalmente finitos, fazer a melhor gestão, tecnicamente possível, é uma necessidade primordial para sustentar a vida. Para tal, a declaração de herança comum a toda a humanidade, de todos os tipos de recursos tangíveis, é urgente.

Todo organismo vivo, para sobreviver necessita de recursos. Recursos é um conceito amplo, abrangendo desde o oxigénio, à terras aráveis, florestas, materiais de higiene, iluminação e até mesmo àquilo intangível, como educação e amizade. Para os recursos de ordem tangível, o movimento social propõe que a tecnologia de ponta assuma a máxima produção automática possível, em ordem a criar um mundo de abundância para todos. O que elimina a necessidade de uma economia de troca (a monetária), pois esta reconhece apenas o valor naquilo que é escasso (como visto, por exemplo, na lei de oferta e procura).

Nisto, a superação do modelo económico monetário é substituído pela Economia baseada em Recursos. Modelo do qual a aplicação do método científico em problemas sociais aproxima a humanidade dos processos de abundância, eficiência e sustentabilidade da natureza. Visto que as leis naturais regem a forma mais saudável da vida prosperar, não há outro modo mais produtivo do que fundir os assuntos da humanidade com seus processos.

O principal argumento desta possibilidade é o acúmulo energético em potencial, desde meados do século XX, que tornou o poder económico num status de superprodutividade. Porém, dentro do modelo monetário, como o consumo precisa ser incessante, o superdesperdício torna-se um dos principais sintomas.

Em janeiro de 2011, Peter Joseph, lançou o documentário (3º filme), Zeitgeist: Moving Forward. Neste filme, o tema está focado no comportamento humano, tecnologia de ponta e a busca por recursos para as necessidades, e o modo comos isto tudo relaciona-se equivocadamente na economia monetária. Conclui com uma elucidação sobre a prática da economia baseada em recursos. (Informações retiradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Movimento_Zeitgeist)

PARA SABER MAIS SOBRE O MOVIMENTO, ACESSE OS SITES QUE ESTÃO ABAIXO, APÓS OS FILMES

1º Filme - 2007

2º Filme - 2008 - ZeitGeist Addendum


3º Filme - 2011 - ZeitGeist - Moving Forward


15 DE MARÇO - DIA ZEITGEIST: Formalmente, como uma forma de manifestação singular, o Movimento Zeitgeist declarou 15 de março como o Z Day (ou Dia Zeitgeist). Neste dia eventos locais acontecem em todo o mundo para partilhar informações e aprender mutuamente sobre os assuntos tratados pelo movimento (tecnologia de ponta, aplicação social do método científico, processos políticos e económicos, comportamento humano individual e social, etc.) com o público em geral.

MOVIMENTO ZEITGEIST NO BRASIL - SITE: Clique aqui

VÍDEO GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O ATIVISTA, NARRADO POR PETER JOSEPH: Clique aqui

SITE PARA ACESSAR O LIVRO: Clique aqui

PALESTRA DE PETER JOSEPH - ONDE ESTAMOS AGORA? Clique aqui

PALESTRA DE PETER JOSEPH - PARA ONDE VAMOS? Clique aqui

PALESTRA DE PETER JOSEPH - PATOLOGIA SOCIAL. Clique aqui

PALESTRA DE PETER JOSEPH - DEFININDO PAZ, ECONOMIA, O ESTADO E GUERRA (Tel-Aviv, 06.02.12) :

SITE PARA ACESSAR O LIVRO - PROJETANDO O FUTURO: Clique aqui

Nenhum comentário: